CUSTOMIZAÇÃO

A palavra customização (do inglês customization) é empregada no sentido de personalização, adaptação, adequação. Desta forma, customizar é adaptar ou adequar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém; Alterar algo para fazer com que sirva melhor aos requisitos de alguém. Customização pode ser entendida como sendo adequação ao gosto do cliente.

A customização significa transformar uma peça a fim de deixá-la nova e única.

Trata-se de uma personalização mais simples em relação aos automóveis, diferenciando do tunning que significa uma modificação mais radical do veículo. Mas, existe um conjunto de procedimentos para implementação da customização, por se tratar de um processo onde tem que adequá-lo as características de cada indivíduo e por serem heterogêneos a aplicação se dar de forma diferente.

O termo customização é muito utilizado no mundo da moda para designar peças de roupas compradas prontas e depois modificadas por seus donos para tornarem-se diferentes e exclusivas. As roupas normalmente mais customizadas são as camisetas por permitirem uma variedade de possibilidades, tanto as camisetas básicas do dia a dia e como as chamadas abadás, que funcionam como "camisetas ingresso" para festas, baladas e carnavais. Essas modificações podem ser feitas com recortes, costuras, tingimentos e aplicações.

A customização também se torna sustentável e anticonsumista, já que as peças são reutilizadas, por exemplo uma calça jeans velha se torna um short jeans customizado muito da moda.

FONTE:Wikipedia

Dicas da Cléo:

- Pense antes de comprar! Muitas vezes essa sensação de querer gastar traz outras implicações;

- Olhe seu guarda-roupa! Repare com atenção em peças que você deixou de lado....

- Ao olhar uma peça que esta sem uso há mais de seis meses, pergunte:- posso alterar seu feitio?. Há como customizar? Seu eu mudar os botões, consigo um melhor efeito?. Vale a pena tingí-la?. Devo trocar com alguém? Doar? Vender?

- Fique sempre de olho no seu cartão de crédito! Faça uma planilha com seus gastos fixos mensais a fim de ver se há possibilidade de novas aquisições....

- Não vá às compras se estiver  estressada, com raiva, triste,frustrada,  deprimida ou eufórica. Essas situações te  impulsionam a comprar mais....

- Não enlouqueça numa liquidação! Pergunte-se se há realmente necessidade dessa compra ou se ela lhe trará benefício financeiro.

Beijocas da Cléo

FAZER AS UNHAS: SAÚDE X BELEZA

A maioria das mulheres tem , no fazer as unhas, quase um ritual de Beleza.

Acho muito interessante, bonito e agradável ver uma unha bem feita, com um esmalte que combina com a ocasião, cor da pele, tipo e tamanho da unha.

Porém, o que está por trás desses cuidados? Quase sempre optamos por retirar a cutícula, quando não se deveria pois ela é a proteção da unha, é proteção contra a entrada de microorganismos  (fungos, bactérias, vírus) que poderia causar uma infecção local ou uma doença mais grave, como a hepatite!

PROCURAR EM WWW.SAUDE.GOV.BR  “Cartilha da Manicure”, para se informar melhor.

DICAS DA CLÉO:

1- LIMPEZA E HIGIENE COM SEU MATERIAL É FUNDAMENTAL! LAVE-OS APÓS UTILIZÁ-LOS, SEQUE E UTILIZE ÁLCOOL A 70 º gl (álcool hidratado)

2- GUARDE-OS EM RECIPIENTE COM TAMPA E QUE SEJA FÁCIL DE SER LIMPO.

3- SE POSSÍVEL, TROCAR O PALITO DE MADEIRA PELO DE METAL; FACILITA A LIMPEZA.

4- QUANDO FOR AO SALÃO, LEVE TODO O SEU MATERIAL, DE PREFERÊNCIA LEVE TAMBÉM SUA BASE, SEU ESMALTE , SUA LIXA .Isso vale também para sua pinça, caso vá fazer as sobrancelhas.

5- OBSERVAR OS CUIDADOS DE HIGIENE QUE SUA MANICURE
TOMA AO FAZER SUAS UNHAS ( LIMPEZA DO LOCAL, UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DESCARTÁVEL, USO DE LUVAS DECARTÁVEIS ETC)

6- MANICURE: PROCURE AS CARTÁVEL, USO DE LUVAS DECARTÁVEIS ENORMAS QUE VOCÊ DEVE SEGUIR.( LEIA A CARTILHA)..

7- UTILIZAR LUVAS DESCARTÁVEIS ,PARA SUA PROTEÇÃO

8- CUIDADO AO REMOVER AS CUTÍCULAS. Se acontecer O DESAGRADÁVEL “BIFE”, NÃO UTILIZAR A ÁGUA DA BACIA PARA LIMPAR O SANGUE E NÃO SECAR COM A TOALHA. EMBEBA O ÁLGODÃO EM SOLUÇÃO DE CLORHEXIDINE.

9- ESTIMULE SUAS CLIENTES A TRAZEREM TODO O SEU MATERIAL, INCLUSIVE A BASE , ATÉ MESMO O ESMALTE!

10- UTILIZE ESTUFA (CALOR SECO , 1h a 170º OU 2h a 160º) ou AUTOCLAVE (VAPOR SATURADO, SOB PRESSÃO, 2h 121 a 134ºC), PARA ESTERILIZAR SEUS MATERIAIS  DE METAL

11- LAVE AS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO, ANTES E DEPOIS, DE ATENDIMENTO A CADA CLIENTE

12- AS TOALHAS DEVEM SER UTILIZADAS INDIVIDUALMENTE, PARA CADA CLIENTE

13- O IDEAL É NÃO UTILIZAR A BACIA COM ÁGUA QUENTE, UTILIZAR ALGODÃO ÚMIDO. CASO PREFIRA A BACIA, UTILIZE PLÁSTICO ,DESCARTÁVEL,COMO ENVOLTÓRIO.

14- PROTEJA-SE! PRINCIPALMENTE CONTRA O VÍRUS DA HEPATITE B OU C!!!!.

Cleonice da Rocha